Newsletters

Criação De Novo Balcão De Serviços Digitais No Serviço Nacional De Saúde 7 junho 2021

Foram inaugurados três novos balcões SNS 24, nos concelhos de Alijó, Vila Real e Barcelos. Com a abertura destes balcões, a região Norte passa a ter 46 unidades, em 45 freguesias, com a finalidade de facilitar o acesso aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.

Os balcões SNS 24 prestam apoio a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS.

Com colaboradores devidamente habilitados (Mediadores Digitais), o apoio assistido ao cidadão é feito através de dois acessos: o acesso facilitado que permite ao utente aceder com autonomia aos serviços digitais e o acesso mediado em que acede com ajuda do mediador digital. Alguns dos serviços disponíveis são como marcar consultas, renovar receitas, consultar exames, realizar uma teleconsulta entre outros serviços.

A inauguração das unidades SNS 24 Balcão resulta de uma rede de parcerias entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde. O SNS 24 Balcão representa um acesso facilitado aos serviços digitais de saúde, tendo como objetivo facilitar e melhorar o acesso remoto à prestação de serviços de saúde e, simultaneamente, promover a literacia digital em saúde.

enviar a amigo