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Novas Medidas De Eficiência Na Gestão Hospitalar 13 setembro 2021

O Hospital de Braga implementou um projeto destinado aos doentes oncológicos, que visa agilizar procedimentos para levantar medicamentos e diminuir tempos de espera para tratamentos.

Em comunicado conjunto, o Hospital de Braga e a consultora Lean Health Portugal, que conduziu o projeto, sublinham que a iniciativa contribuiu ainda para o aumento da taxa de ocupação do hospital de dia oncológico.

Desenvolvido entre fevereiro e junho, o projeto envolveu uma equipa multidisciplinar do hospital de dia oncológico e começou pela identificação de potenciais desperdícios e ineficiências, para depois se definir um plano de melhoria.  

Segundo o comunicado, o projeto resultou, desde logo, na redução de 43% das atividades realizadas pelo doente que vai fazer o levantamento da sua medicação oral.

«Anteriormente, o utente teria de seguir sete passos, tendo a possibilidade de cinco momentos de espera. Atualmente, o circuito do utente reduziu para quatro passos com apenas dois momentos de espera. Percentualmente, verificou-se uma redução de 60% de momentos de espera para o doente», refere o comunicado.

Agora, os circuitos do doente passaram a ser centralizados e focados no hospital de dia, «evitando a realização de longas distâncias». 

«A criação de novas regras de agendamento permitiu a entrada de utentes no serviço de forma escalonada, fazendo com que o utente passe a esperar, em média, menos 11 minutos entre o momento em que se senta no cadeirão até à preparação do seu tratamento», diz o comunicado.

Por outro lado, o projeto contribuiu para um aumento de 50% da taxa de ocupação dos quartos e um «melhor aproveitamento» do espaço. 

As alterações ao sistema informático e a campanha de sensibilização para utilização dos quiosques levaram a uma diminuição de utentes em espera para efetivação no balcão central, bem como a uma redução de 81% do tempo total necessário para efetivação do ato.

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